Como veremos, a seguir, a comunicação tem hoje um papel fundamental na vida de todo
ser humano. Na chamada sociedade da informação (ou pós-industrial), a TV, o rádio, o jornal,
a revista e a internet têm um papel intenso, sobretudo, na vida do jovem. A informação, por
exemplo, deixou de ser adquirida, desde o advento do rádio, somente pelos livros ou com o
professor na sala de aula. Passa, hoje, por uma teia complexa e abrangente de veículos de
comunicação e, consequentemente, filtros e mediações.
O escritor e intelectual italiano Umberto Eco chegou a denominar a época que vivemos como
“Idade Mídia”, pois, ao contrário das sombras da Idade Média, quando o conhecimento ficou
restrito à vida monástica, nossa época tem tanta informação que o “excesso de luz” pode também
nos deixar longe da compreensão de tudo que chega até nós.
A internet e seu desenvolvimento aprofundaram, mas também abriram possibilidades sobre
esse cenário. O surgimento da rede mundial de computadores, não só aumentou a quantidade
de informação disponível, como abriu um caminho, até então, de difícil acesso à maior parcela
da população: a produção de comunicação.
É, justamente, essa a grande virada das mídias, que começou com a internet e seguirá com
a televisão digital, e que abre uma crise ou uma oportunidade na sociedade: nunca foi tão fácil
produzir comunicação. Texto, imagem e vídeo são facilmente criados (até por meio do telefone
celular) e também veiculados. Desde o e-mail, chegando ao blog, há uma oportunidade potencial
de publicação de conteúdos interessantes, mas de bobagens também. O Comitê Gestor da
internet estimou, recentemente, que um blog nasce a cada 15 segundos, na sua maioria criado
por jovens. Outros tantos acabam, provavelmente, por não acharem seu lugar em um espaço
virtual tão congestionado de informação.
continue a leitura, copie o link no seu navegador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.