TEORIA
É uma construção humana para interpretar sistematicamente uma área de conhecimento.
Construídas para prever e explicar fenômenos;
São constituídas de conceitos e princípios;
Conceitos são signos que apontam regularidades em objetos e eventos. São usados para pensar e dar respostas rotineiras e estáveis.
Princípios são relações significativas entre conceitos. As teorias são mais amplas que os princípios.
Subjacentes às teorias, estão sistemas de valores ou visões de mundo, que mudam com o tempo e com a cultura.
APRENDIZAGEM
Condicionamento, mudança de comportamento, aquisição de informação, aumento de conhecimento,
resolução de problemas, construção de novos significados, revisão de modelos mentais, etc.
O conceito de aprendizagem tem vários significados não compartilhados entre os teóricos da área.
TEORIAS DE APRENDIZAGEM
São diferentes de modelos de ensino.
Elas são construídas para interpretar a área do conhecimento que chamamos aprendizagem.
Representam o ponto de vista de um autor ou autores.
Mudam com o tempo e dependem de fatores sociais, políticos, culturais e econômicos da época.
Elas são :
Comportamentalista (Pavlov, Skinner, etc.)
Cognitiva (Piaget, Vygotsky, Johnson-Laird, etc)
Afetiva (Rogers, Novak)
Psicomotora (Gestalt, Lewin, etc)
Cognitivismo
Construtivismo = cognitivista + interpretacionista. O ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não somente de responder a ele.
O aluno deixa de ser visto como mero receptor de conhecimento e passa ser considerado agente da construção de sua estrutura cognitiva.
Humanismo
enfatiza o aprendiz
auto-realização da pessoa
além do intelecto, considera sentimentos e ações
domínio afetivo
ensino “centrado no aluno” e “escolas abertas”
Comportamentalismo
Ênfase nos comportamentos observáveis e controláveis: respostas aos estímulos externos o comportamento é controlado por suas conseqüências não há hipóteses sobre as atividades mentais que ocorrem entre o estímulo e a resposta embasou a “instrução programada” nas décadas de 60 e 70 e influencia o ensino até os dias de hoje.
Cognitivismo
Enfatiza a cognição, o ato de conhecer, como o ser humano conhece o mundo estuda os processos mentais, isto é, o como conhecemos se ocupa da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação percepção, resolução de problemas, tomada de decisões, compreensão, etc
Teorias de Aprendizagem
|
Características
|
Epistemologia Genética de Piaget | Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis diferentes de desenvolvimento cognitivo. |
Teoria Construtivista de Bruner | O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. Aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais. |
Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky | Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); oindivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos. |
Aprendizagem baseada em Problemas/ Instrução ancorada (John Bransford & the CTGV) | Aprendizagem se inicia com um problema a ser resolvido. Aprendizado baseado em tecnologia. As atividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma "âncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situação envolvendo um problema. |
Teoria da Flexibilidade Cognitiva (R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson) | Trata da transferência do conhecimento e das habilidades. É especialmente formulada para dar suporte ao uso da tecnologia interativa. As atividades de aprendizado precisam fornecer diferentes representações de conteúdo. |
Aprendizado Situado (J. Lave) | Aprendizagem ocorre em função da atividade, contexto e cultura e ambiente social na qual está inserida. O aprendizado é fortemente relacionado com a prática e não pode ser dissociado dela. |
Gestaltismo | Enfatiza a percepção ao invés da resposta. A resposta é considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e não como parte integral do processo. Não enfatiza a seqüência estímulo-resposta, mas o contexto ou campo no qual o estímulo ocorre e o insight tem origem, quando a relação entre estímulo e o campo é percebida pelo aprendiz. |
Teoria da Inclusão (D. Ausubel) | O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes. |
Aprendizado Experimental (C. Rogers) | Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela aprendizagem. |
Inteligências múltiplas (Gardner) | No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo. |
http://www.planetaeducacao.com.br/professores/suporteaoprof/pedagogia/teorias00.asp
ResponderExcluirGostei do conteúdo, contribuiu com meu conhecimento.