(After all, what is meaningful learning?) Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre – RS wwww.if.ufrgs.br./~moreira
Resumo
É feita uma descrição detalhada da teoria da aprendizagem significativa na visão
clássica de David Ausubel, segundo a leitura, ou releitura, do autor. A teoria não é apresentada
como nova, mas sim como atual. Argumenta-se que houve uma apropriação superficial,
polissêmica, do conceito de aprendizagem significativa, de modo que qualquer estratégia de
ensino passou a ter a aprendizagem significativa como objetivo. No entanto, na prática a
maioria dessas estratégias, ou a escola de um modo geral, continuam promovendo muito mais
a aprendizagem mecânica, puramente memorística, do que a significativa. Por isso, o texto
procura esclarecer o que é, afinal, aprendizagem significativa. Isso é feito abordando
recursivamente esse conceito ao longo do texto de modo a promover a diferenciação
progressiva do mesmo.
leia na íntegra: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.