terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Projeto Viver, Integrar e Aprender


Período: 29 e 30 de janeiro de 2009
Público alvo:
Crianças de 8 meses a 5 anos matriculadas no ano de 2009
Justificativa
Considerando a importância do período de adaptação da criança a escola, sobretudo a criança pequena que freqüenta a escola pela primeira vez, ou aquela que terá um novo nível de escolaridade, o professor tem que ser facilitador neste processo, de forma lúdica, atrativa, segura, prazerosa, dando início ao processo de ensino-aprendizagem. As atividades planejadas devem favorecer as crianças na expressão de seus sentimentos, reações afetivas, psicomotoras, culturais e sociais. Não é suficiente que a sala de aula seja atrativa ou que o professor solucione rapidamente as reações de choro ou outras reações que mostram a inadaptação da criança; é preciso que essas reações sejam explicitadas e atendidas no processo de trabalho pedagógico. Através de um conjunto de "conteúdos significativos" o professor trabalhará com a criança a sua adaptação ao novo ambiente, ajudando-a na formação de seu autoconceito, na sua interação ao grupo, preparando-a assim, para as aprendizagens mais sistemáticas.
Objetivos
Geral
Desenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo as crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de separação vivido pela criança, e que estimule a sua individualidade e socialização.
Específicos
· Levantar dificuldades individuais;
· Favorecer o conhecimento do ambiente escolar;
· Identificar as diferenças na adaptação;
· Explorar brincadeiras variadas;
· Trabalhar a integração ao grupo através de atividades que envolvam os eixos de ação;
· Observar as reações e comportamentos.
Eixos de Ação
ÂMBITOS DO CONHECIMENTO
EIXOS DE AÇÃO
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
IDENTIDADE E AUTONOMIA
CONHECIMENTO DE MUNDO
ARTES VISUAIS
MOVIMENTO
MÚSICA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
NATUREZA E SOCIEDADE
MATEMÁTICA
Desenvolvimento
Acolher bem o aluno é sempre muito importante, principalmente no início do ano letivo. Mesmo que a criança esteja na mesma escola, com os mesmos amigos, existe uma ansiedade muito grande, é nesse sentido que devemos trabalhar de forma prazerosa esse novo encontro, pois só assim a criança se sentirá acolhida e segura com a nova professora.
Confiança é uma palavra importantíssima quando se trata de iniciar uma nova relação e é importante o professor ter consciência disso e proporcionar ao aluno um ambiente seguro e acolhedor.
Dicas para conduzir bem esse momento:
- Levar os alunos para conhecerem as dependências da escola, quem trabalha, seus nomes e funções.
- O nome dos amiguinhos e da professora deve ficar bem registrado para as crianças.
- Apresentar a sala de aula, os materiais, livros, pastas, brinquedos para assim criar um interesse em relação à classe.
- Atividades bem atrativas e diferentes também são muito importantes nas primeiras semanas. (história com fantoches, caça tesouro, chapéus divertidos, muita música, brincadeiras)
- Recebê-las em espaços diferentes também é muito importante, assim ela vai se familiarizando com todos os espaços da escola. (se for possível)
- A decoração também é muito importante, peça ajuda da turma para fazer a decoração, assim despertarão sentimento de pertença pelo novo ambiente que é a sala de aula. Cada nível terá atividades próprias a idade da criança, respeitando suas características e o seu modo de aprender. O professor usará da criatividade em sala e em outros ambientes da escola, de acordo com o método e técnicas escolhidas para facilitar a adaptação da criança e a sua aprendizagem. As atividades planejadas para o período de adaptação da criança deverão ser integradas a outras atividades que objetivam as aprendizagens mais sistemáticas.
Aplicação das atividades:
1.Quem sou eu? " Do que eu gosto? " Do que eu não gosto? " De onde venho?" Com quem eu moro? ”Onde estou?" Com quem estou?
Trabalhar os crachás de nomes, comparando com os demais, percebendo sons, letras iguais, rimar nomes com outros objetos, esconder, escrever os nomes em painel,...
Criar crachás dos acompanhantes para participarem das brincadeiras.
2. O que já sei? A escola é um lugar onde posso conhecer outras pessoas e aprender.
3. Posso saber mais..." Conviver com as pessoas; " Seguir rotinas; " Divertir e fazer amigos; " O nome da escola e das pessoas. Quebra cabeça com o nome da escola.
4. Gosto muito de desafios! “Conhecer e saber localizar-se nos diversos ambientes a escola; Aprender o nome dos colegas e dos professores;” Usar adequadamente os materiais; " Seguir os combinados da turma.
5. Brincar e interagir! Incentivar a participação em brincadeiras de rodas, com sons produzidos pelo corpo, na frente do espelho, nos colchonetes, com corda, bolas, balões, com motocas, com brinquedos e jogos pedagógicos, no pátio, na caixa de areia e piscina de bolinhas.
6. Cante e encante! Encontre uma música que cante a alegria e que você acredite seja significativa para crianças da idade com as quais você vai trabalhar. Distribua revistas para as crianças. Peça para que procurem imagens que provoquem boas sensações. Monte junto com as crianças um painel com as imagens que todos escolheram. Coloquem o painel num lugar privilegiado, acessível a todos. Sempre que precisar despertar boas sensações, mostrem o painel e conversem sobre as imagens. Selecione cantigas de roda que fazem parte do universo infantil e cante para, e com as crianças. Na troca de ambientes, no lanche, e mudança de atividades a música deve se fazer presente em todos os momentos.
7. Eu gosto muito! Converse com as crianças sobre os super-heróis ou personagens que gostem muito, descubra exatamente o que eles admiram. Discuta sobre esses comportamentos e ou valores. Faça uma lista. Peça para que as crianças produzam uma história na qual a turma seja protagonista e que demonstrem tais comportamentos e valores. Sempre que precisar despertar todas as sensações que envolveram tal atividade, leia a história.
8. Refletindo! Crie analogias, tais como: aprender isso será tão fácil quanto tomar um copo de água (analise a pertinência da analogia). Peça para que as crianças façam o mesmo: aprender isto foi tão gostoso quanto? Provoquem este tipo de reflexão a todo o momento. Instigue seus alunos a trazer coisas de sua realidade. Motive-os a perceber o quanto a escola está próxima de suas histórias, suas necessidades e suas vontades.
9. Brincando se aprende! Vamos incentivar as crianças a participar de diversas brincadeiras e atividades de integração (sugestões no anexo do projeto).
10. Documentando com afetividade! Proporcionar as crianças momentos onde possam ser registrados e expostos os trabalhos e atividades que produziram durante este período de adaptação.
Avaliação
O professor no decorrer das atividades deve estar atento a: observar e registrar o comportamento/reação da criança ao realizar ou não a atividade; Observar os progressos e as dificuldades da criança no decorrer do período; as mudanças positivas apresentadas e como as crianças aprendem. O coordenador pedagógico terá como instrumentos avaliativos: a observação do desempenho dos professores na execução do projeto; um encontro com os professores, com espaço para discussões das dificuldades e avanços;

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