terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Criança na Escola: Passos para Adaptação


Para facilitar a integração da criança na escola é bom começar gradativamente seu período de permanência, para não esgotar a ‘novidade’ nos primeiros dias. É preciso respeitar o tempo das crianças, dos pais e da escola.
O papel da escola é o de favorecer a criança, o novo ambiente, ajudando-a a desenvolver “os sistemas psicológicos, que determina suas adaptações adequadas ao ambiente”, adquirindo mecanismos positivos frente a novas situações e, assim, podendo se integrar ao grupo de crianças e à escola. Esta instituição completa e amplia, em vários sentidos, a função da família, dando oportunidade de caminhar em um mundo mais amplo de pessoas e objetos, em um ambiente mais neutro do ponto de vista emocional e, em uma situação mais apropriada às suas necessidades, aprendendo a lidar com suas próprias emoções – o que é facilitado por atividades bem planejadas e estruturadas de acordo com a faixa etária. (RCN, 1998).
O vínculo entre a família e a escola é muito importante desde o início, pois, dele depende a transmissão de confiança, segurança e o bem-estar da criança.
Os pais devem encorajar os filhos a superarem esse momento, pois a ansiedade diante a separação dos pais é o que os atormenta nesse período de mudança na rotina familiar e início das atividades escolares. Nesta fase, a criança necessita de carinho, compreensão, atenção, por parte das pessoas que vão atendê-la na escola e, por parte dos pais,igualmente: é a segurança sendo efetivada.
A parceria entre família e escola torna-se fundamental para o questionamento das ações estabelecidas para esse período. É importante respeitar o ritmo de cada um, proporcionando experiências prazerosas e enriquecedoras. Algumas “dicas “que devem ser lembradas:
  • Que os pais ao visitarem tal espaço possam explicar claramente o que a criança fara lá, responder a todas as dúvidas e inquietações da criança;
  • Não mentir, mostrando o real cenário da realidade;
  • Não se incomodar se a criança brincar sozinha, quando explora o ambiente, que para ela está sendo descoberto;
  • Despedir-se da criança ao sair,respeitando sempre o horário e a programação que foi feita em parceria com a escola;
  • Ajudar a criança transmitindo carinho e atenção;
  • Mostrar sempre que escolheu o lugar que achou melhor para ela ficar, transmitindo segurança e tranquilidade.
Leila Arenzon de Lara
Psicóloga

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