terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Algumas considerações proferidas

  pelo palestrante : Celso Vasconcelos em 30/01/2012, na cidade de Taió

Identidade Docente em Construção- os desafios da Formação e da Ética

Compilado por Cátia Regina Marangoni Geremias

Acredito que quem participou da palestra terá maior facilidade em entender as frases aqui redigidas e lembrará dos exemplos que foram citados pelo professor Celso Vasconcelos em sua palestra.


-Que os alunos possam perceber que estamos lá na sala de aula inteiros com vontade de desempenhar um projeto.
- Existem três dimensões de Desenvolvimento humano: SOU – Ainda não SOU – Posso vir a SER.
- Muitos alunos não aprendem ou porque não acreditam  ou porque acham que  já sabem
- A escola precisa ter SABER e SABOR
- Papel  do Professor:
A) Acolher
B) Provocar
C) Subsidiar
D) Interagir

- Parafraseando O Pequeno Príncipe ,fez uma leitura epistemológica:
TU te  tornas eternamente responsável pela dúvida que cativas
- Estabelecemos um contrato de trabalho: Quem sentir que a proposta não vai trazer novidades, não precisa ficar na palestra . A palavra estará aberta o tempo todo.

- Menino quem foi teu mestre?
(sentido de Gratidão)
Como se ouve esta mesma indagação?

“Grande parte da pessoa é o professor, grande parte do professor é a pessoa”Antônio Nóvoa
- Sugere que cada professor tenha direito a uma bolsa análise
- Papel do coordenador pedagógico, dar acolhimento.

-“Quem não compreende um olhar, tampouco  compreenderá uma longa explicação.” Mario Quintana

- Precisamos estar atentos ao olhar da criança que não foi suficientemente deformada pela sociedade, na sua espontaneidade na sua alegria.
- Observar a realidade como ponto de partida do trabalho, assumindo compreensão x acusação  reverencia X respeito profundo prestar atenção x organização  disciplina /contrato didático / querer ser professor/ formação /salários/ condições.
- Para ser  professor é necessário estar inteiro, estar presente.
- Precisamos do olhar do outro para nos constituir.
- O olhar da criança para o outro é de 1. Confiança 2. Profundidade 3. Expectativa de desafio 4. Validação e reconhecimento
- O olhar da criança para o mundo: 1. Exploração /autonomia/transcendência  2. Produção de sentido.
- Precisamos buscar sentido na ação e sair da alienação.
- Valorização dos  Professores – o melhor período para acontecer é nas férias.
-Fala-se tanto em escola integral e não se ouve falar  de mais tempo dos pais com as crianças.
-  UBUNTU- relatou  a passagem do antropólogo que colocou um pacote de doces em baixo de um árvore e fez uma linha no chão, solicitando as crianças que corressem pegar, o primeiro que chegasse ganharia os doces. As crianças se deram as mãos e correram juntas, também comeram juntas.  “Sou quem sou porque somos todos Nós”Significado de UBUNTU
- Um objetivo, ser melhor do que se é neste momento
-  Análise da curva de Gauss, 20% abaixo da média, 60% medianos e 20% acima da média ( analises que a escola sempre faz...)

- Ainda bem que certas aprendizagens não são feitas na escola ( Philippe  Malrieu

 

 

- Precisamos resgatar a criança de cada um e a nossa criança em especial!

 

-Identidade Docente: não está definida, o conceito na sociedade é ambíguo

-Será que o professor se valoriza?

- Dá de fato importância ao seu trabalho?

 

-Precisamos de pessoas diferentes para exercer o poder, que tenham internalizado valores. Colegas que se  comprometam como Professores e não como  “dadores”de aula.

 

- Precisamos fortalecer a identidade da escola em seus aspectos:

-especialistas em processo de ensino aprendizagem

- especialistas em desenvolvimento humano.

 

-Uma das grandes tarefas do magistério é o encantamento e a disciplina.

- Pergunta-se: A quem interessa um professor de qualidade?

 

- Quais as exigências subjetivas essenciais para que se dê a aprendizagem do sujeito:

* capacidade sensorial e motora * conhecimento prévio * acesso a informação * querer/motivação * agir * expressão/síntese

 

 

- Existe uma forma de acabar  com os professores em toda a América Latina: 1. Baixar salários 2. Formar mal os professores.

 

- Não importa como  você começou, é indispensável existir o desejo de  qualificação e estudo.

-Não importa o que fizeram comigo, mas o que eu faço com o que fizeram comigo (Sartre)

 

- A marca do boi é humilhante, mas quando o boi recebe a marca já era boi

 

- Hoje a AMIZADE é um ato revolucionário , o grau de desumanização  é tão grande, que quando se preserva uma amizade ainda se acredita que o fundamento humano está brotando novamente.

 

- Participem e promovam, amizade  e grupos de Estudo.

 

- Ao ser  questionado sobre a reprovação, cita que considera pré-histórica, sonha com o dia que irá acabar com aprovação e reprovação  e sim com o aprendizado!

 

-Finalizou a palestra: “Eu vim para que todos tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo. 10,10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais