pelo palestrante : Celso Vasconcelos em 30/01/2012, na cidade de Taió
Identidade Docente em Construção- os desafios da Formação e da Ética
Compilado por Cátia Regina Marangoni Geremias
Acredito que quem participou da palestra terá maior facilidade em entender as frases aqui redigidas e lembrará dos exemplos que foram citados pelo professor Celso Vasconcelos em sua palestra.
-Que os alunos possam perceber que estamos lá na sala de aula inteiros com vontade de desempenhar um projeto.
- Existem três dimensões de Desenvolvimento humano: SOU – Ainda não SOU – Posso vir a SER.
- Muitos alunos não aprendem ou porque não acreditam ou porque acham que já sabem
- A escola precisa ter SABER e SABOR
- Papel do Professor:
A) Acolher
B) Provocar
C) Subsidiar
D) Interagir
- Parafraseando O Pequeno Príncipe ,fez uma leitura epistemológica:
TU te tornas eternamente responsável pela dúvida que cativas
- Estabelecemos um contrato de trabalho: Quem sentir que a proposta não vai trazer novidades, não precisa ficar na palestra . A palavra estará aberta o tempo todo.
- Menino quem foi teu mestre?
(sentido de Gratidão)
Como se ouve esta mesma indagação?
“Grande parte da pessoa é o professor, grande parte do professor é a pessoa”Antônio Nóvoa
- Sugere que cada professor tenha direito a uma bolsa análise
- Papel do coordenador pedagógico, dar acolhimento.
-“Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.” Mario Quintana
- Precisamos estar atentos ao olhar da criança que não foi suficientemente deformada pela sociedade, na sua espontaneidade na sua alegria.
- Observar a realidade como ponto de partida do trabalho, assumindo compreensão x acusação reverencia X respeito profundo prestar atenção x organização disciplina /contrato didático / querer ser professor/ formação /salários/ condições.
- Para ser professor é necessário estar inteiro, estar presente.
- Precisamos do olhar do outro para nos constituir.
- O olhar da criança para o outro é de 1. Confiança 2. Profundidade 3. Expectativa de desafio 4. Validação e reconhecimento
- O olhar da criança para o mundo: 1. Exploração /autonomia/transcendência 2. Produção de sentido.
- Precisamos buscar sentido na ação e sair da alienação.
- Valorização dos Professores – o melhor período para acontecer é nas férias.
-Fala-se tanto em escola integral e não se ouve falar de mais tempo dos pais com as crianças.
- UBUNTU- relatou a passagem do antropólogo que colocou um pacote de doces em baixo de um árvore e fez uma linha no chão, solicitando as crianças que corressem pegar, o primeiro que chegasse ganharia os doces. As crianças se deram as mãos e correram juntas, também comeram juntas. “Sou quem sou porque somos todos Nós”Significado de UBUNTU
- Um objetivo, ser melhor do que se é neste momento
- Análise da curva de Gauss, 20% abaixo da média, 60% medianos e 20% acima da média ( analises que a escola sempre faz...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.