terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ser Professora e Trabalhar na Educação Especial.

Em meio à luta pelos direitos da Inclusão, termo este tão debatido e evidenciado na mídia, quero falar um pouco sobre uma realidade única e verdadeira, vivenciada apenas por alguns colegas de profissão que optam por especializar-se nesta área.
Como o próprio título nos diz: Educação Especial! Especial no modo de falar, de conduzir e por que não dizer na maneira de organizar um trabalho sério e de muito empenho. Trabalhar com estes educandos requer paciência, dedicação e principalmente amor ao próximo.
Amor este que deve ser explícito na forma de atitudes defensoras e corajosas por uma causa nobre e verdadeira que é a de lutar por estes, para que tenham o direito de freqüentar uma escola onde serão tratados com respeito e dignidade, escola esta que tenha condições de prepará-los para uma sociedade que por sua vez é muito crítica e cruel em suas atitudes, mas pouco evolutiva nas condições ofertadas.
Trabalhar com Educandos Deficientes requer uma busca intensa e contínua de informações sobre cada síndrome ou deficiência, para conseguir desenvolver atividades e entender cada um dentro do seu universo.
Para encerrar e refletirmos deixo uma bela frase de Rubem Alves que em suas entre linhas nos faz pensar:
 “Na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer”.

Professora Nadia Regina Tottene Gehrke.

Sou ACT e trabalho na Escola de Educação Especial Flor da Esperança – APAE de Presidente Getúlio.
http://professoranadiaregina.blogspot.com/

Formada em Pedagogia pela FURB com Apostilamento em Educação Inclusiva, Educação Especial, Libras e Braille pela UNIDAVI, tenho Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES e recentemente conclui minha segunda Especialização em Pedagogia Empresarial através da FACEL - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras de Curitiba.


Um comentário:

  1. Janete Albano Pazetto11 de janeiro de 2012 às 18:10

    Admirável esse texto, é a essência de um educador comprometido e que certamente ama o que faz. A alegria de ver que ainda tem quem se dedica de corpo e alma a essa sublime missão é o que me impulsiona a continuar fazendo o que faço: " dividir um pouco do que sei e somar ao muito que os professores tem a me ensinar". A cada formação, a cada assessoria, a cada aula ministrada me convenço mais que a educação ainda tem jeito.

    ResponderExcluir

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais