segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Ah, meu Brasil Brasileiro

Ah, meu Brasil Brasileiro eu te apresento através dos meus olhos e sentidos a quem nunca esteve ou viveu por aqui.

Ainda que eu saiba que a história é uma ciência humana, e que  ela tem relatividade dependendo muito da visão de quem a conta...

Os meus olhos são apaixonados por ti, e sabem que em nenhum outro espaço territorial do mundo eu seria tão feliz.

Começaremos pela grandiosidade do teu território você ocupa 1,6% de toda a superfície do planeta, ocupando 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% da área de toda a América e 48% das terras  da América do Sul.

É Um baita território!

São 26 estados e mais o Distrito Federal, você é um país continental e com 7.500 Km de  extensão de costa, todinha banhada pelo oceano atlântico.

São praias incríveis,  ilhas, arrecifes e  baias. Brasileiros e turistas, que se encantam com a beleza que tens. Alguns homens tem poluído sim, mas tantos outros tem se empenhado em projetos grandiosos para recuperar o que está destruído. As crianças estas estão apontando como esperança, uma  geração que  vem pensando em reaproveitar e preservar.

A quantidade e variedade de minerais contidos no teu subsolo são provenientes da formação geológica, também nisto tu és privilegiado, teu grande potencial na produção de minérios é destaque no cenário mundial 

 

Ah, quando eu penso na tua vegetação,  proporcionada pelo  tantos tipos de  clima que  permitem nascer e vingar esta diversidade incrível. A floresta amazônica, tão conhecida e disputada, faz par com para a Caatinga, Campos, Cerrado, Mangues, Mata Atlântica é  aqui que vivo é do sul é de Santa Catarina que eu vos falo, Mata de Araucária, Mata de Cocais e Pantanal.

Tem gente no mundo inteiro querendo conhecer as propriedades de tuas sementes e folhas.

Tem verdes de   todos os formatos e tons.

Aqui, Tens água,pura e cristalina que  brota de tuas terras.

Tem agricultura, terra fértil e comércio

 

 

Tu Brasil, abrigas milhões de espécies animais e vegetais, 

É uma imensidão de terra, plantas, clima, águas, espécies animais e  pessoas que te compõe.  Mas o que de fato te faz    diferente quiçá do mundo inteiro, é a diversidade do teu povo.

Desde a tua colonização fomos diversos e ainda que alguns grupos tenham sofrido um processo de aculturamento e exclusão do qual inclusive eu me envergonho,  também é fato que cada um trouxe muito para contribuir contigo. E eu vejo que o respeito a diversidade está chegando por aqui, ele é fruto de muitas lutas.

 

Tu sabes, eu também sei que aqui persistem algumas desigualdades sociais,  nosso sistema político é tendencioso a corrupção de recursos e de valores.

As oportunidades  tem disparidade e também que infelizmente em alguns lugares a fome ainda dorme com os teus  brasileiros, temos problemas sociais, humanitários, políticos,  e muito ainda por evoluir. As vezes considero eles tão grandes quanto a tua extensão. Em outras eu fico emocionada com exemplos de retidão e valor.

Eu sei, tu também sabes que Precisamos atingir maior consciência e humanidade, eu vejo um caminho e vejo ações e todas elas apontam através da educação.

Sabe Brasil, um dia eu quero ver isso tudo melhor, eu acredito que verei,  e tem muita gente lutando para tal, os filhos teus não fogem a Luta!

 

Somos mais de 210 milhões de pessoas que falam aqui como língua padrão a língua portuguesa, muitos são os escritores, poetas e cantadores que se expressam por aqui. Temos liberdade de expressão e a arte ainda que não apoiada devidamente está dentro de cada brasileiro.

Todos temos sotaque, é uma marca da nossa identidade, chiados, arrastados, formas  coloquiais de falar.  não existe o certo nem o errado.Existe a língua padrão esxrita. Mas a falada, pra falada tudo é permitido.

Aqui nos entendemos, ainda que a mesma palavra seja pronunciada de inúmeras formas diferentes, que outras sejam desconhecidas ao sul e tantas outras ao nordeste. Não existe uma forma mais certa ou mais bonita.

Toda esta sonoridade compõe o teu  mapa linguístico. Quem conhece respeita. É lindo de se ver

Melodioso  até.

 Os guris do sul, são os mesmos meninos do rio, as  mainhas lá do nordeste são as mesmas mães do sudeste, as voinhas pra nós  são nonas e omas...e seguimos buscando  entendimento, diálogo, compreensão e respeito.

 

UM POVO QUE  IMPRIMIU SUAS marcas culturais no dialeto  NA Arquitetura, NOS Costumes, nas danças,  nos credos,  na fé. Você  Brasil é marcado por tudo isso.

Cada imigrante que chegou te torna maior, mais grandioso traz características para tua gente.

Aqui Recebes refugiados do mundo, que partem por  guerras ,perseguição ou catástrofes naturais, curiosidade, aventura,  estais  sempre de braços abertos. É fácil adentrar nas tuas terras, ser recebido  e aqui fazer morada.

 

E  nativos , os teus  brasileiros que participam também  de movimentos migratórios,

 neste ir e vir em buscam de melhores condições de vida, de futuro de felicidade, mesclam  também sua cultura e suas formas de viver.

Tens  regiões definidas, cada uma delas poderia  representar  um BRASIL

O maior diferencial nesta imensa colcha de retalhos  é a tua Tua Gente.

Gente   acolhedora, festiva e alegre.

Gente que luta que batalha, gente que ergue a cabeça  gente que e consegue se reerguer diante de qualquer problema

Tu és conhecido pelo futebol e pelo carnaval em grande escala, mas também podemos mostrar ao mundo o teu São João, os festivais folclóricos, gastronômicos, os teus Centros de Tradições gaúchas, o teu turismo, Podemos contar da culinária que é incrível e tem sabores, cheiros e gostos muito peculiares. Dos festivais literários, dos vários ritmos da música, da tua fé  da religiosidade   e tantas, tantas, tantas  coisas mais

Uma coisa é verdade, Brasil tu deixas saudades pra quem passa por aqui , tu deixa saudades pra quem se foi daqui.

 

 

 

Eu sei, Rubem Alves já disse que cada um vê o mundo de onde põe o pé

Pra mim,

Ainda estamos tentando conquistar a liberdade com braço forte, mas somos  Gigante pela própria natureza

Teu risonho lindos campos tem mais flores

Nossos  bosques tem mais vida e nossa vida  no teu seio mais amores.

Ah meu Brasil brasileiro.

 Minha Terra adorada!


https://www.youtube.com/watch?v=PTlLwFomhrc&t=291s

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais