quarta-feira, 1 de abril de 2020

Eu descobri cedo a minha missão

A educação formal faz parte da minha vida desde antes de eu nascer.  Minha mãe Cecilia Marangoni trabalhou 30 anos, se aposentou como professora e fez história.
Marcou com ensinamentos e amor a vida de muitas pessoas.

Foi com ela que aprendi a ler e escrever as letras,  isso aos 4 anos de idade. Também foi Ela responsável por muitas das minhas leituras de mundo e do amor que dedico ao que faço.
Esta  missão nasceu comigo  eu me realizo fazendo educação.
Tenho um ORGULHO tremendo de dizer, sou PROFESSORA.

Ainda criança "dava" aulas para ursos e bonecas.
Fiz magistério,  pedagogia e quatro especializações,  que aliás,  precisam ser refeitas diariamente através de pesquisa e leitura.  Reflexão e ação.

Dos trinta  anos de trabalho,  quinze foram na gestão e quinze no chão da sala.  Tive o prazer e a oportunidade de trabalhar com muita GENTE boa, com a educação infantil,  o ensino fundamental (AMO, alfabetizar,  para o letramento e para o mundo), fiz palestras,  ministrei cursos,  formação de professores,  fui tutora da pedagogia projeto da UDESC,   algumas disciplinas em cursos de pós graduação, preparatórios para concurso,  enfim... transitei em muitos espaços educacionais.  De todos eles eu trago comigo amigos,  experiências e aprendizado. 
Eu sempre  aprendi mais do que ensinei.

Amo fazer  gestão! Ela exige da gente  firmeza,  esperança e encantamento.
Nem sempre somos bem entendidos.
Precisa equilíbrio emocional para lidar com isso.  Precisa motivar as pessoas e dizer a elas todos os dias que é possível, que elas são capazes,  que elas podem fazer mais e melhor.  Que tem  direitos e deveres.  Que tem jeito,  que para algumas crianças, elas são a única saída.  Que  depende  mais do professor do que de qualquer outra força. (Eu sei o quanto isso é forte!) Que elas fazem muito!

Na gestão me ouriça a falta de recurso, a falta de cumprimento da legislação,  que por ventura no Brasil é extremamente bem escrita,  a falta de participação efetiva de alguns  atores do processo.
Eu sei bem,  onde aperta muitos dos "calos".

A gestão precisa de gente que estude muito,  tenha paciência de ensinar e queira aprender de forma democrática,  no real sentido da palavra.
Precisa de coragem!

No chão da sala,  do pátio,  do parquinho e de todos os arredores, é  o lugar onde mais  me identifico com a minha missão.
A educação infantil é a menina dos meus olhos.
Onde meu coração dispara de alegria,  onde tudo é muito autêntico e verdadeiro.
Onde podemos começar em terreno fértil.

É possível!!!! É isso que eu quero dizer.
 Assim como eu dizia todos os dias!
Eu venho afirmar é desafiador,  existem muitas forças contrárias, precisa persistência,  formação e AMOR mas é POSSÍVEL fazer educação com encantamento e alegria.

Fazer educação com leveza,  com planejamentos e avaliação adequados a este momento histórico,  com interações eficientes e não com atividades estéreis ou cumprindo modelos ultrapassados.
É possível ser um professor que faz diferença positiva no mundo. Eu conheço tantos,  que fazem!

Acredito e luto todo santo dia para espalhar esta minha crença à  todas as pessoas com as quais eu tiver o prazer de conviver.

Vamos refletir,  vamos agir e fazer ainda melhor depois desta pandemia.
Nós fazemos parte do grupo de pessoas que podem melhorar o mundo.



2 comentários:

  1. Lindas palavras!!
    Vamos espalhar amor! Acreditar, ver nosvas possibilidades e isto aprendi com você!!
    Que missão linda que voce tem.
    Te admiro ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Sua missão é encantar as pessoas que convivem com você! Também te admiro muito.

    ResponderExcluir

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais