O planejamento do ensino é o planejamento das atividades das áreas do conhecimento ou das disciplinas. É também chamado planejamento didático.
Este planejamento consta de três modalidades:
•Plano de curso - É a previsão de todas as atividades escolares em uma área de estudo ou disciplina , durante o período letivo,correspondente a uma série.
•Plano de unidade- representa uma forma de organização de programa, articulada a uma técnica de ensino
•Plano de aula – é a previsão mais precisa possível quanto o conteúdo ou atividades didáticas que ativem o processo ensino-aprendizagem capaz de possibilitar ao aluno alcançar objetivos previamente estabelecidos.
Caberá ao professor, para bem efetuar o seu planejamento de ensino saber:
•A quem ensinar
Relacionado com o tipo de aluno a que visa o ensino
•Por que ensinar
Relacionado com os objetivos da educação e da escola
•O que ensinar
Relacionado com o curso, a modalidade e o conteúdo a ser desenvolvido
•Como ensinar
Relacionado os recursos didáticos que o professor tem que utilizar para alcançar os objetivos que se propõe
•Como avaliar a aprendizagem.
Refere-se á maneira de obter dados a respeito da aprendizagem dos educandos e como avaliá-los
Alguns dos objetivos do planejamento de ensino:
•Precisar as metas que se deseja alcançar
•Dar visão global e detalhada do ensino a ser levado a efeito;
•Prever experiências de aprendizagem a partir das
experiências anteriores dos alunos;
•Propor trabalhos adequados ao tempo disponível;
•Ajustar o ensino ás reais possibilidades dos alunos;
• propiciar seqüências progressivas de aprendizagem;
•Possibilitar o acompanhamento mais eficiente dos estudos
•Dos alunos;
• Promover, sempre que possível, integração das diversas
áreas do estudo.
Após a determinação de metas, objetivos e planejamento, vem a execução, constando de pré- requisitos, motivação, apresentação do conteúdo e elaboração.
Pré- requisito- figura como elemento indispensável para o planejamento de ensino
Motivação- é o trabalho de predispor os educandos para os trabalhos escolares
Apresentação do conteúdo- é o momento inicial da realização de uma tarefa didática varia de acordo coma metodologia utilizada. E pode ser realizada de várias maneiras.
Elaboração do conteúdo- consiste em os educandos trabalharem com o assunto apresentado. Nessa fase, realizam-se pesquisas, discussões, debates, exercícios, resumos etc.
Elementos fundamentais na elaboração do conteúdo:
a)Linguagem didática;
b)Material didático;
c)Métodos e técnicas de ensino;
d)Direção de classe e disciplina.
A avaliação é o momento importante do planejamento, porque é o que permite saber o que foi efetivamente ensinado e aprendido , propiciando a verificação das virtudes e falhas do processo, afim de melhorá-lo.
Referência Bibliográfica:
NERICI, Imideo G , Didática Geral – Ed. Atlas S.ª, 1989
Este planejamento consta de três modalidades:
•Plano de curso - É a previsão de todas as atividades escolares em uma área de estudo ou disciplina , durante o período letivo,correspondente a uma série.
•Plano de unidade- representa uma forma de organização de programa, articulada a uma técnica de ensino
•Plano de aula – é a previsão mais precisa possível quanto o conteúdo ou atividades didáticas que ativem o processo ensino-aprendizagem capaz de possibilitar ao aluno alcançar objetivos previamente estabelecidos.
Caberá ao professor, para bem efetuar o seu planejamento de ensino saber:
•A quem ensinar
Relacionado com o tipo de aluno a que visa o ensino
•Por que ensinar
Relacionado com os objetivos da educação e da escola
•O que ensinar
Relacionado com o curso, a modalidade e o conteúdo a ser desenvolvido
•Como ensinar
Relacionado os recursos didáticos que o professor tem que utilizar para alcançar os objetivos que se propõe
•Como avaliar a aprendizagem.
Refere-se á maneira de obter dados a respeito da aprendizagem dos educandos e como avaliá-los
Alguns dos objetivos do planejamento de ensino:
•Precisar as metas que se deseja alcançar
•Dar visão global e detalhada do ensino a ser levado a efeito;
•Prever experiências de aprendizagem a partir das
experiências anteriores dos alunos;
•Propor trabalhos adequados ao tempo disponível;
•Ajustar o ensino ás reais possibilidades dos alunos;
• propiciar seqüências progressivas de aprendizagem;
•Possibilitar o acompanhamento mais eficiente dos estudos
•Dos alunos;
• Promover, sempre que possível, integração das diversas
áreas do estudo.
Após a determinação de metas, objetivos e planejamento, vem a execução, constando de pré- requisitos, motivação, apresentação do conteúdo e elaboração.
Pré- requisito- figura como elemento indispensável para o planejamento de ensino
Motivação- é o trabalho de predispor os educandos para os trabalhos escolares
Apresentação do conteúdo- é o momento inicial da realização de uma tarefa didática varia de acordo coma metodologia utilizada. E pode ser realizada de várias maneiras.
Elaboração do conteúdo- consiste em os educandos trabalharem com o assunto apresentado. Nessa fase, realizam-se pesquisas, discussões, debates, exercícios, resumos etc.
Elementos fundamentais na elaboração do conteúdo:
a)Linguagem didática;
b)Material didático;
c)Métodos e técnicas de ensino;
d)Direção de classe e disciplina.
A avaliação é o momento importante do planejamento, porque é o que permite saber o que foi efetivamente ensinado e aprendido , propiciando a verificação das virtudes e falhas do processo, afim de melhorá-lo.
Referência Bibliográfica:
NERICI, Imideo G , Didática Geral – Ed. Atlas S.ª, 1989
Garimpado pela minha amiga Daniela Carvalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.