Um professor autoritário... | Um professor com autoridade... |
...exige silêncio para ser ouvido; | ...conquista a participação com atividades pertinentes; |
...pede tarefas descontextualizadas; | ...mostra os objetivos dos exercícios sugeridos; |
...ameaça e pune; | ...escuta e dialoga; |
...quer que a classe aprenda do jeito que ele sabe ensinar; | ...procura adequar os métodos às necessidades da turma; |
...não tem certeza da importância do que está ensinando; | ...valoriza o conteúdo de sua disciplina na construção do conhecimento; |
...quer apenas passar conteúdos; | ...adapta os conteúdos aos objetivos da educação e à realidade do aluno; |
...vê o aluno como um a mais. | ...vê o aluno como um ser humano. |
"A escola precisa quebrar o círculo vicioso e instalar o benigno, ressaltando as qualidades do jovem e mostrando que ele pode ter liderança positiva" Cintia Copit Freller, do Serviço de Queixa Escolar da USP |
"Encontrar o centro de interesse da turma como um todo é uma excelente estratégia para integrar os jovens no processo de aprendizagem" Nívea Maria Fabrício, da Associação Brasileira de Psicopedagogia |
"Quando há relacionamento de afeto e um professor atencioso, qualquer caso pode ser revertido em pouco tempo" Tânia Zagury, psicóloga e pesquisadora em Educação |
Como enfrentar os "rebeldes" | |
Esqueça a imagem do aluno "ideal"; Observe a criança e o grupo com atenção; | Procure criar situações, com histórias ou brincadeiras, que levem a turma a refletir sobre o comportamento de um ou mais colegas, sem expô-los; |
Converse com os que atrapalham a aula, ouvindo suas razões; | Não abra mão do objeto de seu trabalho, que é o conhecimento; |
Não rotule o aluno, em hipótese alguma; | Diferencie as aulas, evitando rotinas; |
Esclareça as conseqüências para a aprendizagem das atitudes consideradas inadequadas; | Lembre-se de que os conteúdos podem ser atitudinais, e não apenas factuais e conceituais. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.