Postado por José Paulo Santos
Ocorre-me questionar-me frequentemente sobre qual será o maior objectivo da Educação, afinal, em Portugal.
O que tenho constatado, na verdade, ao longo de anos no mundo da Educação, são meras experiências, mantas de retalho, correcções, afinações sem, na verdade, entendermos muito bem as verdadeiras metas a atingir.
Se olharmos para a história dos povos, nomeadamente o dos Estados Unidos da América, houve algo que despoletou o elevado aparecimento de engenheiros, cientistas e matemáticos: a corrida ao espaço levou à corrida à ciência.
Quando John F. Kennedy anunciou o lançamento do programa espacial tripulado para levar o homem à lua, milhões de jovens norte-americanos foram levados por esse sonho. Foi uma mensagem inspiradora que levou esses jovens a enveredar pelas áreas científicas, engenharias.
Portugal precisa urgentemente de grandes desígnios. Necessita de um sonho! O fabuloso poema de António Gedeão reflecte muito bem essa necessidade humana, porque (bem o sabemos!) o sonho comanda a vida.
E é esse mesmo sonho, esse grande desígnio que levará os jovens, o nosso povo a ganhar a coragem, a força e a motivação para mobilizar todas as energias na construção do conhecimento que nos permita construir um Portugal mais inovador e capaz de enfrentar os grandes desafios deste Século das oportunidades.
A Escola é o lugar onde tudo pode começar...
(Publicado em Nota, no Facebook, em 31 de Agosto 2011)
Ensinar é participar num sonho contínuo!
ResponderExcluir