quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gestão assertiva – O melhor para você e para sua equipe

Por Romulo Gutierrez para o RH.com.br 
"Dê-me uma alavanca comprida e um ponto de apoio que deslocarei o universo". Esta impactante frase de Arquimedes de Siracusa nos remete a um dos questionamentos mais relevantes no atual mundo corporativo: Qual a melhor "alavanca" para gerir pessoas com excelência, haja vista que estas são tão complicadas e diferentes?
Embora este questionamento possa originar uma série de respostas, bem como outras questões importantes, é foco deste artigo destacar os conceitos e bases sobre a Gestão Assertiva.
Com base nos estudos desenvolvidos pela pesquisadora Vera Martins, têm-se que assertividade é uma palavra derivada de asserção, que significa afirmar, confirmar e expor fatos, pensamentos e desejos com firmeza. Acredito que quando não nos comportamos desta maneira, nos tornamos reféns de situações complicadas e que na maioria das vezes nos trazem grandes prejuízos. Para elucidar este conceito, vamos a dois exemplos/questionamentos práticos:
Supostamente você é líder de uma equipe. Em que medida você se sente constrangido ao cobrar resultados de seus liderados?
Quando você precisa elevar seu tom de voz e usar olhares ofensivos para conseguir o que deseja?
A primeira questão suscitada acima é uma clara demonstração do comportamento passivo. As pessoas que temem chatear, magoar e constranger as outras, acreditando que uma simples discordância pode acabar com um relacionamento, precisam rever sua maneira de se relacionar e/ou gerir equipes.
Já no segundo questionamento temos uma clara aferição de agressividade. Ser agressivo é invadir o espaço do outro. Quando utilizamos de nossa posição hierárquica ou aproveitamos da fragilidade alheia para literalmente "deitar e rolar", sem dúvida alguma não somos admirados pelo nosso estilo de gestão, ocasionando problemas e também escassez de resultados.
A Gestão Assertiva sedimenta-se no equilíbrio entre a passividade e a agressividade, encarando as oposições de ideias com naturalidade, desenvolvendo a competência de dizer não de forma bilateral, permitindo que o outro também se posicione. O feedback é negativo ou positivo, sempre com foco em encontrar soluções e não somente culpados, pois uma das premissas do comportamento assertivo é a empatia, que genericamente pode-se dizer que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.
As pessoas que não conseguem estabelecer relacionamentos assertivos, sendo passivas ou agressivas frente às diversas situações cotidianas, geralmente sofrem os seguintes percalços:
a) São visualizados por seus pares como alguém frágil e vulnerável.
b) Quando adota uma postura mais agressiva para se defender nas situações difíceis, é percebido como alguém arrogante e inseguro.
c) Seus relacionamentos sempre são marcados pela dúvida e insegurança.
d) Não sabem dizer não às pessoas e às situações. Ou dizem não para si e sim para os outros, ou se tornam egocêntricas, sem pensar nos membros de sua própria equipe.
e) Encara os opositores de suas ideias como inimigos.
Entendo que embora a Gestão Assertiva seja de fundamental importância em nosso cotidiano, exercer tal comportamento não é uma tarefa fácil. Como disse Albert Einstein: "Existem coisas que contam e não podem ser contadas, e coisas que são contadas, mas não contam". Lembre-se que a Gestão Assertiva geralmente não é contada, entretanto conta muito para o melhor desempenho das pessoas no ambiente organizacional.

Palavras-chave: | assertividade | competência | equipe |

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