"Dê-me uma alavanca comprida e um ponto de apoio que deslocarei o universo". Esta impactante frase de Arquimedes de Siracusa nos remete a um dos questionamentos mais relevantes no atual mundo corporativo: Qual a melhor "alavanca" para gerir pessoas com excelência, haja vista que estas são tão complicadas e diferentes?
Embora este questionamento possa originar uma série de respostas, bem como outras questões importantes, é foco deste artigo destacar os conceitos e bases sobre a Gestão Assertiva.
Com base nos estudos desenvolvidos pela pesquisadora Vera Martins, têm-se que assertividade é uma palavra derivada de asserção, que significa afirmar, confirmar e expor fatos, pensamentos e desejos com firmeza. Acredito que quando não nos comportamos desta maneira, nos tornamos reféns de situações complicadas e que na maioria das vezes nos trazem grandes prejuízos. Para elucidar este conceito, vamos a dois exemplos/questionamentos práticos:
Supostamente você é líder de uma equipe. Em que medida você se sente constrangido ao cobrar resultados de seus liderados?
Quando você precisa elevar seu tom de voz e usar olhares ofensivos para conseguir o que deseja?
A primeira questão suscitada acima é uma clara demonstração do comportamento passivo. As pessoas que temem chatear, magoar e constranger as outras, acreditando que uma simples discordância pode acabar com um relacionamento, precisam rever sua maneira de se relacionar e/ou gerir equipes.
Já no segundo questionamento temos uma clara aferição de agressividade. Ser agressivo é invadir o espaço do outro. Quando utilizamos de nossa posição hierárquica ou aproveitamos da fragilidade alheia para literalmente "deitar e rolar", sem dúvida alguma não somos admirados pelo nosso estilo de gestão, ocasionando problemas e também escassez de resultados.
A Gestão Assertiva sedimenta-se no equilíbrio entre a passividade e a agressividade, encarando as oposições de ideias com naturalidade, desenvolvendo a competência de dizer não de forma bilateral, permitindo que o outro também se posicione. O feedback é negativo ou positivo, sempre com foco em encontrar soluções e não somente culpados, pois uma das premissas do comportamento assertivo é a empatia, que genericamente pode-se dizer que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.
As pessoas que não conseguem estabelecer relacionamentos assertivos, sendo passivas ou agressivas frente às diversas situações cotidianas, geralmente sofrem os seguintes percalços:
a) São visualizados por seus pares como alguém frágil e vulnerável.
b) Quando adota uma postura mais agressiva para se defender nas situações difíceis, é percebido como alguém arrogante e inseguro.
c) Seus relacionamentos sempre são marcados pela dúvida e insegurança.
d) Não sabem dizer não às pessoas e às situações. Ou dizem não para si e sim para os outros, ou se tornam egocêntricas, sem pensar nos membros de sua própria equipe.
e) Encara os opositores de suas ideias como inimigos.
b) Quando adota uma postura mais agressiva para se defender nas situações difíceis, é percebido como alguém arrogante e inseguro.
c) Seus relacionamentos sempre são marcados pela dúvida e insegurança.
d) Não sabem dizer não às pessoas e às situações. Ou dizem não para si e sim para os outros, ou se tornam egocêntricas, sem pensar nos membros de sua própria equipe.
e) Encara os opositores de suas ideias como inimigos.
Entendo que embora a Gestão Assertiva seja de fundamental importância em nosso cotidiano, exercer tal comportamento não é uma tarefa fácil. Como disse Albert Einstein: "Existem coisas que contam e não podem ser contadas, e coisas que são contadas, mas não contam". Lembre-se que a Gestão Assertiva geralmente não é contada, entretanto conta muito para o melhor desempenho das pessoas no ambiente organizacional.
Palavras-chave: | assertividade | competência | equipe |
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Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.