segunda-feira, 30 de setembro de 2013



Undime 
Bloqueados recursos  para municípios inadimplentes com prestação de contas

Centenas de municípios de todo o país estão sem receber os recursos federais para alimentação e transporte escolar por não terem apresentado as prestações de contas de 2011 e 2012. Quem não regularizar a situação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), vai permanecer com os recursos bloqueados.


Com relação à prestação de contas de 2012, 321 municípios ainda não enviaram dados da alimentação escolar e 464, do transporte escolar. No caso de 2011, 287 prefeituras não prestaram contas da alimentação escolar e 310, do transporte.


Segundo as normas brasileiras, os municípios são responsáveis pela alimentação e pelo transporte escolar em suas redes. “Mesmo que não recebam o apoio financeiro do governo federal, precisam manter esses serviços de forma contínua”, afirma o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino.


PDDE – Os entes federativos que ainda não enviaram as prestações de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também estão com os recursos bloqueados. Quem quiser regularizar a situação em qualquer dos três programas deve encaminhar os dados por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), disponível no portal do FNDE.
Os novos prefeitos que ainda não têm senha do SiGPC devem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161. Também estão disponíveis no portal do FNDE guias de orientações para auxiliar os gestores no preenchimento da prestação de contas.
Veja as listagens (rar) / (zip) com entes inadimplentes com prestação de contas.
Autor: FNDE

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Quer fazer uma Faculdade na UNIGRAN

Informaçõesclique aqui

Uma grande  oportunidade aqui mesmo em Trombudo Central.
Cursos  reconhecidos e de  qualidade!


Cursos  de:
Administração
Ciências  Contábeis
Letras
Pedagogia
Teologia
Tecnologia em Agronegócios
Tecnologia  em Negócios Imobiliários
Tecnologia  em Produção Publicitária
Tecnologia em Análise  e Desenvolvimento de Sistemas

conheça Unigran net

Mais informações - Cátia Regina Marangoni Geremias
cmcgeremias@gmail.com
47  88411782


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Brinquedos e Brincadeiras



                                    Educação Infantil
Brinquedos e Brincadeiras - Trata-se de um documento técnico com a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores na seleção, organização e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras para creches, apontando formas de organizar espaço, tipos de atividades, conteúdos, diversidade de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade.

O presente documento foi elaborado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, visando atender ao estabelecido na Emenda Constitucional nº 59 que determinou o atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde e contou com a parceria do UNICEF.

Organização de Informações


É necessário superar [...] a concepção de que o conhecimento seja apenas informação. O conhecimento resulta da “organização” de informações em redes de significados. [...]. Quando ao ser humano é ensinado algum conteúdo de alguma área de conhecimento formalmente organizado, ele estabelece formas de pensamento (conceitual) muito diversas das que constitui nas atividades da vida cotidiana. [...]. Traça-se aqui uma diferença fundamental no funcionamento da memória de longa duração, pois ela não é feita somente de informações, mas de padrões de integração, de classificação e de organizações das informações. São criados, assim, internamente, padrões possíveis de serem utilizados em outras situações de aprendizagem e de exercício do pensamento.
Segundo Lima (2008, p.23)

Brincar para Todos



Bicharada
Reunir as crianças em pequenos grupos e explorar o painel,
chamando a atenção para sua forma, tamanho e para as figuras.
 Ajudar as crianças a reconhecerem as figuras dos animais e dizerem seus nomes.
Conversar sobre os animais do painel e pedir a cada criança
que fale sobre um animal: onde vive, do que se alimenta, como
é sua voz, quais são seus hábitos etc. As outras crianças
podem ajudar, completando as informações.
Fazer um levantamento de outros animais que as crianças
conheçam e conversar sobre suas características.
Incentivar as crianças a dizerem os nomes de todos os animais do painel. Contar os animais de cada fileira, somar o número de animais de cada fileira para obter o total de animais. 

Lançar perguntas como:
Que animal está no canto
superior à direita? Que animal
está no canto inferior à esquerda? Que figura está abaixo do
galo? Que figura está acima do
rato? Quais animais são úteis
ao homem e quais são nocivos?


Consulte o Livro   e  veja  quantas atividades  legais!
Um material muito interessante, repleto de possibilidades:

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais