sexta-feira, 18 de março de 2011

MEC PUBLICA KITS PARA APLICAÇÃO DA PROVINHA BRASIL 2011


Material pode ser acessado pela internet, no site do ministério

 
MEC publica kits para aplicação da Provinha Brasil 2011
  
Reprodução
Da Redação do Todos Pela Educação*

O Ministério da Educação (MEC) publicou nainternet os kits para a aplicação da Provinha Brasil 2011 – uma avaliação do nível de alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Ela acontece em duas etapas: uma no início do ano letivo, e outra no fim. Nesta edição haverá ênfase para aferir as habilidades de leitura dos alunos.

Acesse o site da Provinha Brasil 2011 aqui

A ideia do ministério ao propor dois exames em períodos diferentes é a de que, com eles, os professores possam conhecer as habilidades que cada estudante adquiriu no decorrer das aulas.

As informações sobre o aprendizado dos estudantes permitem que os professores e gestores intervenham de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos, a fim de que cada estudante saiba ler e escrever até os 8 anos de idade.

Quem pode baixar o material
Os gestores de escolas públicas com alunos no 2º ano do Fundamental podem realizar o download do material usando o CPF e a senha de acesso do sistema Educacenso. A adesão ao exame é voluntária.

Além da edição digital, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, deve distribuir a versão imprensa do kit para todas as secretarias de Educação do País. Cada kit é composto por cinco itens: caderno do aluno, guia de aplicação, guia de correção, reflexões sobre a prática e encarte com informações da avaliação.

A segunda edição da Provinha Brasil 2011 será realizada em agosto e, nela, os alunos serão avaliados também em matemática.

Os resultados são para conhecimento e uso da própria rede de ensino que aderiu ao exame. Não há divulgação oficial do desempenho das escolas ou das unidades da federação. A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e distribuída pelo MEC.

* Com informações da assessoria de imprensa do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais