sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CULTURA E EDUCAÇÃO


Cultura pode ser definida como uma série de ações que seguem um padrão determinado. Está relacionado a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras que identificam e regem a sociedade em que estamos inseridos. Consiste na identificação de um povo em um determinado tempo e espaço. Cada sociedade tem sua cultura e esta é passada a seus integrantes e estes aos seus descendentes.

Educação se refere aos processos de ensinar e aprender. Está presente em toda a sociedade e está ligada a formação cultural de um povo no sentido de transmitir conhecimentos.

Educação e Cultura formam a cidadania quando revela informações referentes as manifestações culturais, artísticas e intelectuais através do desenvolvimento das práticas pedagógicas de ensino em suas formas.

A educação fornecida em espaços próprios, ou seja, nas escolas, também denominada de educação formal. Acontece de forma intencional, pois tem objetivos definidos e currículos elaborados para este fim além de atender uma clientela determinada.

Há também a educação transmitida de maneira informal, quer dizer sem intencionalidade. Não se utiliza de recursos adequados e acontece em qualquer situação do cotidiano, como ao assistir um vídeo, filme, peça de teatro.

Quando a educação acontece com a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos a partir dos instrumentos e ferramentas adequadas ela é denominada de educação tecnológica.

Acesse: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n23/n23a01.pdf e leia o artigo na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais