"Estou semeando as sementes da minha mais alta esperança. Não Busco discípulos para comunicar saberes. Busco discípulos, para neles plantar MINHAS ESPERANÇAS" Rubem Alves
domingo, 25 de novembro de 2012
Barbosa nega liminar
que questionava piso salarial de professores
19/11/2012 | 16:00
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar que pretendia alterar o regime de pagamento do piso nacional de professores. Governadores de seis estados – Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina – alegavam que o critério de reajuste era ilegal. A decisão de Barbosa é liminar, e a ação ainda será analisada no mérito.
O piso nacional dos professores foi criado com uma lei de 2008, declarada constitucional pelo STF em abril do ano passado. Um dos artigos da lei estipula que o piso deve ser atualizado anualmente em janeiro, segundo índice divulgado pelo Ministério da Educação.
Para os seis estados que acionaram o Supremo, a adoção de um critério da Administração Federal para o aumento da remuneração tem várias ilegalidades e agride a autonomia dos estados e municípios para elaborar seus próprios orçamentos.
Em sua decisão, Barbosa argumenta que a inconstitucionalidade da forma de reajuste já poderia ter sido questionada na ação julgada pelo STF em 2011, o que não ocorreu. “Essa omissão sugere a pouca importância do questionamento ou a pouco ou nenhuma densidade dos argumentos em prol da incompatibilidade constitucional do texto impugnado”.
Segundo o ministro, a lei prevê que a União complemente os recursos locais para atendimento do novo padrão de vencimentos, e a suposição de que isso não ocorrerá é um juízo precoce. “Sem a prova de hipotéticos embaraços por parte da União, a pretensão dos requerentes equivale à supressão prematura dos estágios administrativo e político previstos pelo próprio ordenamento jurídico para correção dos déficits apontados”, destacou Barbosa.
Autor: Agência Brasil
Undime apresenta sistema online do Memorial de Gestão
23/11/2012 | 13:49
A partir da próxima quarta-feira (28), o portal “Memorial da gestão da educação municipal” estará no ar. O site é uma ferramenta, criada pela Undime, que diz respeito ao Memorial de Gestão. Um documento que registra aspectos essenciais da gestão da secretaria de Educação de cada município. Para o dirigente que assumirá no ano seguinte, servirá de planejamento e avaliação das políticas municipais de educação adotadas.
O portal foi apresentado, nesta sexta-feira (23), em primeira mão, aos secretários de educação presentes no evento formativo do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, em Brasília. A presidenta da Undime Rio Grande do Sul, Marcia Adriana de Carvalho, explicou como vai funcionar o sistema e enfatizou a importância do instrumento. “Preencher o memorial é deixar um registro histórico do que a secretaria de Educação realizou e do que ainda precisa ser feito. É preciso entender que este é um documento importante para a construção de novas políticas públicas”.
A iniciativa é uma parceria entre Undime, Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Unicef e Unesco. O objetivo é fazer com que os gestores criem o hábito de preencher o documento ao fim de cada gestão. Assim, as informações contidas no portal poderão servir de referência para o gestor que assumir. A coordenadora geral de redes públicas da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB/ MEC), Clélia Mara Santos, pediu aos gestores presentes que repassassem as informações sobre o Memorial de Gestão aos demais dirigentes. “Trata-se de uma ferramenta muito importante. Por isso, quando chegarem aos seus municípios conversem com os secretários dos municípios mais próximos e os incentivem a fazer o Memorial”, reforçou.
O portal – O sistema é fácil de ser acessado. Basta fazer o cadastro inicial e começar a preencher os dados. O documento contém indicadores e itens referentes a: Gestão Escolar; Formação de Professores e Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Lições aprendidas; Mapa da informações gerencias mais relevantes; Prática Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Para entender melhor como funciona o sistema, criamos um passo a passo. Clique aqui para conferir.
A partir da quarta-feira (28) o portal poderá ser acessado neste endereço: memorialdagestao.undime.org.br
Autor: Undime
UNDIME NACIONAL
Prêmio Inovação 2011. Troca de experiência dos melhores projetos do país
20/11/2012 | 17:46
Até sexta-feira, a Undime vai participar, como integrante da Comissão Organizadora, do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011. A terceira edição do Prêmio é coordenada pelo Inep e pela Secretaria de Educação Básica do MEC. Dez municípios das cinco regiões do país foram premiados e os representantes dos projetos vencedores estão trocando experiências entre si, em Brasília.
Abaixo estão as informações sobre os primeiros cinco municípios ganhadores.
Confira a matéria completa:
http://undime.org.br/premio-inovacao-2011-troca-de-experiencia-dos-melhores-projetos-do-pais/
Da força do amor
“O amor é doação. Tudo o que contradiz a doação, machuca”.
O amor é uma das idéias mais revolucionárias, capaz de garantir condições de vida em segurança. O medo, valor tão propagado e vivenciado por conta da violência cotidiana, não pode nos apequenar diante dos desafios de sempre construir vida na dignidade, a partir de relações de respeito, consideração e apreço de um para com o outro. O medo nos protege e não irá nos desencorajar para a vivência e a convivência humana.
Nossa civilização “encaixotou” o afeto. O afeto estimula a criarmos as condições para nossa plena realização. O ser humano é um ser em construção, por isso mesmo exige investimentos afetivos a vida toda. O cuidado, como algo essencial e que constitui a nossa condição humana, deve ser resgatado se quisermos devolver à humanidade o verdadeiro sentido de sua existência.
Não sobrevivemos se não somos bem cuidados. Na escala dos seres vivos, somos os mais dependentes de todos. Saímos da barriga da mãe, caímos nos braços de uma família. Aos poucos vamos crescendo e nos integrando aos grupos sociais da escola, da vizinhança, dos amigos, dos colegas de trabalho. E cada fase de nossa vida exige que sejamos cuidados e que saibamos cuidar, da gente e dos outros.
A necessidade do cuidado e as carências afetivas, próprias do ser humano, não constituem nenhuma fraqueza. O que nos torna fortes e capazes de superar as contradições é a coragem de assumirmos nossas carências, pois estas é que nos desafiam para o crescimento e discernimento pessoal, afetivo e social. As relações que se constituem na partilha, na compreensão, na doação, na gratuidade e na confiança são oportunidades que muitos constroem por acreditarem que sua realização depende da integração, convivência e complementariedade a serem construídas junto com os outros. São também excelentes oportunidades de vivenciar a doação, pois vida existe se for compartilhada.
Redescobrir-se em permanente relação com os outros é a grande contribuição que cada um pode oferecer para a elevação de uma consciência de humanidade. Reconhecer e vivenciar valores como a solidariedade, a amizade, o amor, a partilha e a alteridade pode nos possibilitar um mundo com menos violentos e menos violentados.
A solução para os problemas de convivência social não passa pela construção de novos presídios e nem pelo endurecimento de nossas leis. A solução passa pela promoção da vida e da humanidade, através do cultivo de relações de respeito, amor e afeto. Passa também pela promoção da justiça. Romantismo? Não para os que acreditam que o amor é sempre maior do que o medo e a dor. O amor sempre foi a inspiração dos grandes mestres como Jesus Cristo, Madre de Calcutá, Gandhi, Dallai Lama, Chico Xavier e outros tantos mais. Aprendamos com eles se quisermos sobreviver plenamente realizados e livres.
Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos.
Encaminhado por minha amiga Poliana Kalinca Will Eger
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Para todos os meus queridos amigos!
Amigos

Amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta
necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor,
eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o
amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que
tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem
todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus
amigos e o quanto minha vida depende de suas existências …
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não
posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem
que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro,
embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem
noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu
equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente,
construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em
síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,
cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando
daquele prazer …
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a
roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando
comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus
amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber
que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.
Vinícius de Moraes
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Senado aprova limite de 25 alunos em sala de pré-escola
17 de outubro de 2012
Na última terça-feira (16), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte – CE do Senado aprovou o projeto de lei que limita a 25 alunos as turmas de pré-escola dos dois anos iniciais do ensino fundamental. A proposta altera aLei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que define que essas etapas de ensino devem ter até 35 estudantes por turma.
De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), autor do projeto de lei, o alvo da proposta é possibilitar melhores condições de aprendizagem para as crianças. “A relação entre o professor e o número de alunos incide diretamente sobre a capacidade de aprendizagem”, justificou.
O senador manifestou-se contrário à sugestão feita pela relatoria da proposta de ampliar o número de alunos por sala em até 20%, desde que cada um viesse a ocupar 1,5 metro quadrado na educação infantil ou 1 metro quadrado no ensino fundamental e médio. Para ele, é muito difícil operacionalizar uma sala de aula com base na área ocupada pelos alunos. A proposta será encaminhada à Câmara.
Com informações do jornal O Estado de São Paulo.
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