domingo, 13 de maio de 2018

Como uma gestão escolar eficiente pode otimizar os processos da sua escola


Uma boa e eficiente gestão escolar reflete seus resultados na aprendizagem dos alunos e na alta qualidade de ensino da instituição. Oferecer uma educação com excelência, com um diferencial, é o grande objetivo das escolas, mas os percalços durante o caminho até chegar a essa meta atrapalham, ocupam tempo e pessoas. Por esse motivo é essencial que as escolas tenham uma boa gestão escolar, com processos integrados e com uma visão do todo.

Por que a gestão escolar é tão importante?

Falar em gestão escolar inicialmente nos remete à ideia de ter alguém que tome conta da parte burocrática, administrativa e financeira, e não raro, isso acontece, e é o que acaba levando muitas escolas a um estado crítico de queda na qualidade de ensino à perda acentuada de alunos. O que se precisa saber é que gestão escolar é bem mais que isso, é um processo mais amplo e que visa permitir uma melhora permanente nos resultados da escola.
A gestão escolar precisa de gestores que consigam integrar todas as áreas de atuação: gestão pedagógica e de aprendizagem, administrativa, financeira, relacionamento interpessoal na escola, resultados escolares, infraestrutura, relacionamento com a comunidade.
Parece complicado um gestor ter uma visão integrada de tudo, são muitos dados, papéis, planilhas, relatórios e afins. Mas para o bem da escola e para que tudo ande certinho como deve ser, uma forma para que isso aconteça deve ser encontrada – como uma gestão escolar eficiente.

Benefícios de uma gestão escolar eficiente

Um trabalho de gestão bem feito, pensado, planejado e organizado, trará muitos benefícios à escola, equipe, pais, alunos e comunidade. Mas o que envolve e como se alcança uma gestão escolar eficiente?
  • Um gestor ser preocupado e ocupado em orientar ações para melhorias nos resultados em todas as áreas da escola. Deve saber que seu papel é o de integrar além de ações, pessoas, pois o processo de melhorias deve ser de integrado entre os setores.
  • Implementar uma gestão tendo em mente que a escola é mais do que uma organização burocrática. Atualmente os desafios são maiores e o gestor deve estar preparado para encará-los e passar por eles. Nesse ângulo, espera-se um gestor que, além de identificar e resolver os problemas da escola, tenha habilidade e capacidade para ir além disso e fazer a ligação entre escola, pais, alunos, comunidade e estado.
  • Mediante a identificação de problemas, do que precisa ser solucionado, do que se espera da escola e do que a gestão pretende, é preciso fazer um planejamento estratégico para chegar a ações que possam ser direcionadas às soluções dos problemas levantados e realização dos encaminhamentos propostos. Esse planejamento deve ser a curto, médio e longo prazo e deve envolver toda a equipe.
  • O gestor deve estar ligado às mudanças que acontecem diariamente, e isso não se restringe apenas às tecnologias, mas também à sociedade e nos próprios processos – administrativos, contábeis. O gestor deve estar atualizado e aberto às novidades, e disposto a implementá-las na escola, atualizando métodos e processos e otimizando tempo.
Lembre-se: menos tempo envolvido com processos burocráticos ou tentando resolver problemas como inadimplência significa mais tempo para articular projetos de melhorias para a qualidade de ensino da instituição.
Como a gestão escolar é feita na sua instituição? 

fonte: https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/como-uma-gestao-escolar-eficiente-pode-otimizar-os-processos-da-sua-escola/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais