quarta-feira, 9 de março de 2016

Como ensinar respeito para crianças?


Desde pequenos precisamos aprender que todas as pessoas são iguais e merecem o mesmo tratamento. Saiba como explicar isso ao seu filho com apenas alguns bons exemplos dentro de casa Da Redação     Como explicar o que é respeito? Ainda mais para uma cabecinha de cinco ou seis anos? Os pais e os professores precisam mostrar aos filhos [...]
Por Redação
  
Desde pequenos precisamos aprender que todas as pessoas são iguais e merecem o mesmo tratamento. Saiba como explicar isso ao seu filho com apenas alguns bons exemplos dentro de casa
Da Redação


Como explicar o que é respeito? Ainda mais para uma cabecinha de cinco ou seis anos? Os pais e os professores precisam mostrar aos filhos como eles devem tratar as pessoas ao seu redor. Respeito é bom e todo mundo gosta e se forem educadas desde crianças, melhores cidadãos serão.
É preciso lembrar que a criança presta atenção em tudo ao redor dela, desde gestos a olhares, portanto é preciso ter muito cuidado com o que você ou faz na frente do seu filho. “As situações vão surgindo e cabem aos pais ou responsáveis estarem atentos para explicar os porquês de cada comportamento”, explica Mariana Tichauer, psicóloga infantil da clínica EDAC -Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico, São Paulo
O principal é sempre dar o exemplo dentro de casa. Essa é forma mais correta de fazer a criança entender o que é tratar bem o outro. “Não adianta ensinar a não maltratar e “xingar” o outro se os pais fazem isso no trânsito. As atitudes relacionadas ao respeito estão intimamente ligadas ao que vemos dos nossos pais”, recomenda a psicóloga.
Muitos acreditam que as crianças antigamente eram muito mais educadas do que as de hoje em dia. Isso ocorre devido aos filmes e videogames agressivos que influenciam no comportamento dos mais jovens. “Um maior contato com situações de violência influenciaram a mudança de comportamentos das crianças de hoje em dia.”, diz a especialista
Outro fato importante é a falta da família reunida. Na correria do dia, os pais acabam passando pouco tempo com os filhos e mesmo assim não demonstram o carinho como deveriam. “Por menor que seja o contato no dia-a-dia com a criança, este precisa ter qualidade. Cabe aos pais dar amor, carinho, atenção, mais também colocar limites, ensinar sobre rotina, além de bons hábitos e maneiras”, indica Mariana.
Mas não esqueça que às vezes os pais precisam ser um pouco rígidos com a criança para que ela entenda que desrespeitou alguém. A punição está muito ligada aos valores e regras que foram estabelecidos dentro de cada família e como esta enxerga o que é certo ou errado.
Observe o seu filho e converse com ele para saber o motivo de tal comportamento. Muitas vezes, pode estar só querendo chamar a atenção ou realmente tem algo errado com seu desenvolvimento emocional.
O conceito de tratar bem as pessoas é válido para todos, desde colegas de escola até membros da família. “Se for transmitido adequadamente e assimilado pela criança, em qualquer situação ou ambiente em que ela esteja, com certeza, conseguirá agir de maneira adequada e transmitir os valores de educação. A educação de uma criança está em seus gestos, olhares e atitudes”, conclui a psicóloga.
Fotos:Stockbyte/ Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais