quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Consciência Negra


Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.
Duração das atividades


05 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas serão
Construção de painel : “Como eu me percebo”
Utilização do laboratório de informática.
Atividades em pequenos grupos em sala de aula.
Observação do quadro Tarsila do Amaral










ATIVIDADE 1


Trabalhar um pequeno texto: "Formação do povo Brasileiro" do livro Aja Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo."


ATIVIDADE 2





Observação do quadro de Tarsila do Amaral


Identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro


ATIVIDADE 3


Levar os alunos ao laboratório de informática para uma pesquisa sobre Contos africanos. Cada equipe deverá escolher um conto africano e transformá-lo em um outro gênero ( História em quadrinhos).


ATIVIDADE 4


Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da história em quadrinhos. Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática. Escolher as partes que serão representadas nos quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.


ATIVIDADE 5


Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.
Recursos Complementares


Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites: htpp://www.portaalafro.com.br
Avaliação


A avaliação aconterá durante todo o trabalho desenvolvido será continua e processual






fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.