domingo, 4 de novembro de 2018

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICANTE DE ROGERS


 Loren Vaz


Carl Rogers -  Doutor em Psicologia Educacional pela Teachers College da Universidade de Columbia, Nova York.
Rogers utilizava em sua teoria uma abordagem humanística, sendo esta cognitiva, afetiva e psicomotora. Ele preferia chamar sua pesquisa de Princípios de Aprendizagem ao invés de Teoria,como geralmente são chamadas pesquisas com este foco.

PSICOLOGIA ROGERIANA
Apesar de ser especializado em educação, Rogers trabalhava como psicanalista. Não costumava chamar seus pacientes por este nome, mas sim por clientes. Assim, dando uma sensação de igualdade aos mesmo. Seu trabalho como terapeuta, guiava os seus clientes a compreensão de si mesmo e afirmava que o meio influenciava a vida de todos. Bem como, ressaltava a propensão do homem para crescer em uma direção que engradeça sua existência, ou seja, a autorrealização.
Os princípios de Rogers eram fenomenológicos, isto é, para entender o comportamento de um indivíduo, é importante entender como ele percebe a realidade. O campo perceptual do indivíduo é a sua realidade.
Apesar de seu trabalho ser como terapeuta, Rogers procurava sempre se voltar para o contexto escolar, pois ele afirmava que seu trabalho lhe trazia experiência de relação com as pessoas, a aprendizagem é centrada no aluno e na sua potencialidade para aprender.      

APRENDIZAGEM SEGUNDO ROGERS                        
1 - Seres humanos têm uma potencialidade natural para aprender - As pessoas são curiosas naturalmente, o ser humano está sempre atrás de saber mais e mais.
2 - Aprendizagem Significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno relevante para seus próprios objetivos -  a matéria ensinada deve ter algum significado para o aluno, ou seja, deve fazer sentido para a vida dele.
3 - A Aprendizagem que envolve mudança na organização do eu, na percepção de si mesmo, é ameaçadora e tende a suscitar resistência - a mudança de percepção do ser humano, a maioria das vezes é difícil de ser assimilada, pois mudar um conceito já conhecido e em que se acredita é uma atitude nem sempre bem recebida.
4 - As Aprendizagens que ameaçam o eu são mais facilmente percebidas e assimiladas quando as ameaças externas se reduzem ao mínimo - quando o aluno se sente à vontade para aprender um tema novo sem fortes cobranças, por exemplo, a matéria é aceita com mais facilidade.
5 - Quando a ameaça é pequena ao eu, pode-se perceber a experiência de maneira diferenciada e a aprendizagem pode seguir - a consciência do aluno ao perceber que pode errar até que aprenda, faz com que este reconheça onde errou e tente novamente.
6 - Grande parte da Aprendizagem Significante é adquirida por meio de atos -  para que a aprendizagem seja realizada, é preciso ter um significado e  para isso é preciso ser feito.
7 - Aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do processo de aprendizagem -  a autonomia do aluno na própria aprendizagem, é um ato mais significativo para o mesmo, ao comparar com algo onde ele não passa de um mero ouvinte.
8 - A Aprendizagem auto-iniciada que envolva a pessoa do aprendiz como um todo, sentimentos e intelecto, é mais duradoura e abrangente - uma aprendizagem científica, por exemplo, não pode ser composta somente anotações, leitura e materiais, mas precisa sim ter um significado para quem a aprende.

9 - A independência, a criatividade e a autoconfiança são todas facilitadas quando a autocrítica e a auto avaliação são básicas, e a avaliação feita por outros é secundária - ser o seu próprio crítico faz com que a opinião externa seja mais bem aceita. a autonomia é um dos pontos mais importante.
10 - A Aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança - um educador deve saber que o conhecimento prévio nunca deve ser descartado e o que o aluno aprende depois deve completar o que este já sabia previamente.


O ENSINO ATUAL NA PERSPECTIVA DE ROGERS
O ensino atual é negativo aos princípios de Rogers. Pois, ao se preparar uma aula as questões como "O que ensinar" ou o que abrange o curso" não são utilizados. As aulas da maioria das escolas de hoje, são ´preparadas de forma rígida e imutável. Porém a sociedade atual se caracteriza pela dinamicidade e pelas mudanças.
Rogers afirma que o homem educado aprendeu a aprender. A facilitação da aprendizagem não é, no entanto, sinônimo de ensino no sentido usual. Pois as atitudes que caracterizam um facilitador da aprendizagem são a autenticidade, o prezar, o aceitar, o confiar e a compreensão em prática.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais