quarta-feira, 22 de abril de 2015

Geração z: uma nova forma de sociedade

Partes: 1234
  1. Introdução
  2. A influência das novas tecnologias sobre o comportamento da juventude atual
  3. Principais características
  4. Análise da geração z (máquina de dança)
  5. As tribos
  6. Aparelhos eletrônicos
  7. Globalização, mídia e consumo
  8. Conclusão
  9. Referências

INTRODUÇAO

Com os avanços tecnológicos, surgiram algumas mudanças na sociedade, principalmente no que diz respeito à mídia e ao consumo. Desenvolveu-se assim a chamada sociedade de consumo, no qual a geração contemporânea está inserida. Tais acontecimentos, de modo especial, muito se relacionam com a maneira de viver e de pensar da juventude de nossos dias.
Eu sendo um jovem de 21 anos, que atua em grupos juvenis[1]desde os 10 anos de idade, tenho em parte, certo conhecimento a respeito dessa geração. Essa convivência me permitiu um acesso mais fácil a essa área de estudo, que sociologicamente diz respeito à sociologia da juventude. Estando também em estágio nas escolas, tive maior acesso a esses jovens, podendo assim, vivenciar mais de perto as suas realidades. Considerando tal realidade, a presente pesquisa buscou aprofundar o tema da Geração Z, bem como o que envolve sua cultura, sua relação com a tecnologia e a sua importância na sociedade atual.
Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa e estará estruturado em três partes. Na parte I pretendo explicar de uma maneira sucinta conceitos: o que é Geração, o que é Juventude e o que é a Geração Z. Na parte II tenho por objetivo comentar um pouco sobre o que são as tribos, e relacioná-las com a música e a tecnologia. E na parte III, explicar um pouco sobre a globalização a mídia e o consumo, no que isso influi nos jovens atuais e o que isso influencia também na religião.
Assim, demonstraremos a pertinência do estudo do tema da Geração Z para a reflexão sociológica, de modo que buscaremos empreender um esforço no sentido de uma melhor compreensão da juventude contemporânea.

1 A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DA JUVENTUDE ATUAL

Breve Informação sobre a Geração Z
A chamada Geração Z (Z de Zapping[2]é uma nova geração, tendo surgido posteriormente à Geração Y[3]É caracterizada por pessoas que nasceram a partir de meados da década de 1990. É uma geração surgida conjuntamente com o avanço das novas tecnologias, acompanhando o novo mundo (pós Guerra Fria)[4], ou seja, o chamado mundo tecnológico ou mundo virtual. Essa convivência cotidiana com aparelhos tecnológicos acabou propiciando para que essa nova geração aprendesse a usar várias tecnologias ao mesmo tempo, como por exemplo: acessar a Internet, escutar música e assistir TV.
Interesses
Através desse estudo, tendo como tema de pesquisa a Geração Z, é que pretendemos analisar de uma maneira mais detalhada suas características e a sua relação com a sociedade, que pode talvez caracterizar um novo modelo de sociedade. Uma sociedade mais virtual do que real. Assim, o título de nossa pesquisa será: Geração Z: uma nova forma de sociedade.
Temos assim, por objetivo analisar as características específicas da Geração Z para assim demonstrar as suas diferenças em comparação às gerações anteriores. Especificamente pretendemos definir o que é geração, o que é juventude e o que é cultura. Para depois, compreendermos como os jovens da Geração Z se inserem na sociedade destacando assim seus hábitos, costumes, gostos, modo de pensar, visão de mundo, estilo de vida, etc. E por fim, estudar principalmente a relação destes jovens com as novas tecnologias.
O interesse em pesquisar o tema em questão, a Geração Z, brotou a partir de nossa tomada de contato com diversas manifestações em setores da mídia (tais como: revistas, televisão, Internet), os quais veiculavam as últimas pesquisas referentes a esta geração nova que estava surgindo. Uma geração cujas pessoas eram capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Tal geração foi denominada de Geração Z.
A referida realidade nos impulsionou a tecermos uma reflexão mais aprofundada a respeito desses novos indivíduos e, na mesma direção, a respeito desse novo modelo de sociedade que está surgindo. A mencionada geração seria completamente diferente das outras, por ser mais capacitada que as precedentes, principalmente no que diz respeito à manipulação e habilidade com aparelhos tecnológicos. Isso se daria pelo fato desses indivíduos serem contemporâneos ao surgimento e desenvolvimento de várias tecnologias. Nesses termos, "Os jovens de hoje são a primeira geração a amadurecer na era digital. Essas crianças foram "banhadas" em bits. Diferentemente de seus pais, elas não temem as novas tecnologias, pois não são tecnologias para eles, mas realidade[5]Eles são as crianças do mundo moderno, do novo mundo, do mundo digital e são também chamados de a "geração digital[6]ou, então até mesmo, de geração "líquida"[7].

Partes: 1234

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais