domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Educação tem jeito !!!!!!!

A nobre missão de educar é para  o que tenho dedicado mais de duas décadas da minha  vida.
Nem sempre  fui a mesma  e que bom que é assim, hoje tenho conceitos e mediações muito diferenciadas de quando iniciei, mas garanto que sempre dei o meu melhor, sempre  fiz com excelência e em cada momento acreditando que era  o melhor que eu podia fazer. Depois de algum tempo, a luz de novas  ou desconhecidas teorias as práticas foram se remodelando e assim sempre  foi e quero que sempre seja!
Já estive em diversos  espaços e trabalhei com os mais variados grupos, diversas  foram as experiências e sempre  procurei crescer  como pessoa e  como profissional em cada uma delas.
A única certeza que sempre me acompanhou foi a de que tenho muito para aprender SEMPRE.
Posso afirmar que tenho verdadeiro amor e comprometimento  com a profissão que escolhi e a reconheço como a melhor profissão que alguém poderia ter.
Se fosse para fazer análise  da educação, do que foi e do que está, teríamos grandes  contrapontos e até alguns paradoxos. Vejo  alguns professores menos preparados por  conta de  universidades e  modalidades de educação que ainda não foram compreendidas, Vejo outros professores interessados e  com vontade de trabalhar sendo gestionados por pessoas despreparadas e que não conhecem sua verdadeira função,vejo prédios escolares  melhores e práticas  nem tento, vejo famílias menos comprometidas com seus filhos, vejo alunos menos interessados na escola... Vejo crianças passando doze horas em instituições que ainda não compreenderam o real sentido de educar e cuidar... Vejo a sociedade delegando a escola missão muito maior do que parece que ela esteja pronta para dar conta e algumas inclusive que não deveriam  lhe  competir, vejo professores sendo muito mal remunerados pelo fantástico trabalho que desempenham e outros recebendo demais pelo que apresentam fazer. Vejo os pais e  a justiça muito mais conhecedores de questões legais do que os  próprios educadores, que infelizmente estão recuando, recuando e se amoitando encolhidos aceitando a quase tudo que se diz ser lei. Vejo que o direito a aprendizagem que deve ser a função primeira da escola está sendo colocada em últimas  colocações no ranking de prioridades.  
 Cada um dos detalhes  que vejo  e enfatizo aqui, deve ter sim os seus motivos e razões de ser, nós  todos atores do palco educacional e o produto da nossa   educação são  frutos de políticas públicas retas ou tortas de erros e acertos que vem acontecendo ao longo da história.
E se assim alguns a esta altura da reflexão, possam estar imaginando que sou pessimista, ou que posso estar afirmando que  a educação está num beco sem saída , pois eu lhes digo que NÃO! Longe disto está  a minha crença. 
E em detrimento de todas as  boas práticas que eu como vocês conhecemos, sabemos que   existem e são bonitas consistentes  e importantes eu lhes afirmo sem medo de errar  são POUCAS, precisam ser multiplicadas urgentemente.
E teria receita? Teria uma saída, qual exatamente seria o caminho a seguir...(?)
Sinceramente vejo apenas um, que é complexo, exige dedicação foco e fé, mas que é perfeitamente possível.
Caros: governos, gestores, educadores, famílias, precisamos dar mais sentido ao nosso  cotidiano a nossas práticas, precisamos sair da mesmice da síndrome do que  é possível apenas. Temos que nos envolver em todas as dimensões que caracterizam as nossas práticas , temos que ser conhecedores do nosso ofício, da nossa crianças, das fases de desenvolvimento , das formas como as pessoas aprendem, do universo de possibilidades que se abrem todos os  dias  nos duzentos e tantos dias  do ano em suas mais de oitocentas horas. Não podemos  continuar boicotando a autonomia e as possibilidades que todas as nossas  crianças e alunos possuem, eles merecem o nosso trabalho sério e árduo para o desenvolvimento  construtivo de todo o seus potencial. Independente de  condições físicas e estruturais, seja  sem tudo aquilo que desejaríamos para atuar com menos prolixidade . É chegado o momento, é passada  a hora, precisamos ter mais capricho, fazer sempre mais e melhor e não repousar no possível ou nas desculpas que tornam todo o processo impossível. 
Será fácil? Evidente que NÃO!
 É necessário pesquisa, leitura, aprofundamento AÇÃO, AÇÃO, avaliação e  novas AÇÕES. 
Precisamos lutar, se  comprometer,exigir e utilizar  de fato o que exigimos...
Quem já sabe ensinar ensina em qualquer lugar ou condição  não podendo acomodar-se ou imaginar-se pronto, ei, estamos na era do conhecimento!!!!!!!!E quem não sabe  ensinar e quer continuar nesta profissão,  precisa aprender, e quem não sabe gestionar , precisa aprender na mesma ou com mais intensidade, e o povo? E as famílias? Precisam retomar seu papel na construção de valores, precisam ser pais e mães, também aprender a votar (esta serve para todos), a escolher administradores. Qualidade meus nobres, não pode ser  confundida em hipótese alguma  com favorecimentos. Educação não pode ser moeda de troca e de barganhas  politiqueiras.

Precisamos todos nós, indistintamente ter mais capricho  e afinco para transformarmos positivamente a Educação pública e privada deste país!
Assim a  Educação TEM JEITO!
Eu acredito muito nesta possibilidade!

Cátia Regina Marangoni Geremias
Professora e assessora Educacional

2 comentários:

  1. A educação tem jeito sim. Também acredito nisso, mas, me questino se têm jeito aqueles que gestionam todo profcesso educativo. E não falo daqueles que fazem o chão da escola. Falo daqueles que estão nas nuvens dos processos burocráticos e administrativos, que jamais pisaram numa sala de aula, que sequer conhecem a realidade das escolas de verdade. Falo daqueles que estão professores por não terem opção diferente, daqueles que só esperam o sinal tocar para FUGIR da escola e da sala de aula. Será que esses têm jeito? Falo daqueles que não se preocupam em definir políticas de valorização profissional. Não apenas aumento salarial, mas foco na vida profissional do professor (incentivo à qualificação, por exemplo). Penso naqueles que buscam as escolas como local para deixar as crianças, filhos... naqueles que não distinguem EDUCAR de ENSINAR e tampouco compreendem que os processos são recíprocos... penso em tantas outras coisas que não sei, se como a educação, tem jeito!
    Katia R. K. Fronza (Técnica em Assuntos Educacionais - IFC - e Professora de Ensino Superior -Unidavi).

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    1. Tenho muito orgulho de ter sido aluna de vocês C/Kátias!
      Roselmeri Jochem Neckel - Professora

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Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

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