domingo, 15 de maio de 2011

23 dicas para seu filho se dar bem na escola

FAMÍLIA


Quanto mais os pais participam da vida escolar, mais os jovens aprendem

03/05/2011 10:47
Texto Equipe Educar
Educar
Foto: Dreamsntime
O papel dos pais é fundamental no desenvolvimento dos filhos

apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que a criança falte às aulas.

Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos pela Educalção, ações simples dos familiares na realidade educacional dos filhos podem fazer toda diferença. Ela indica o incentivo à comunicação por bilhetes em casa e que as crianças sejam motivadas a ler para os seus pais. "Não se pode entrar na lógica de como ajudar os filhos apenas nos estudos durante o período de provas. É preciso dizer como o pai pode ajudar na melhoria da alfabetização", diz. Vale lembrar que família pode -e deve-, sim, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.

Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo.

2 comentários:

  1. Boa Noite...
    ótimo texto...
    O grupo gestor de Trombudo Central (Educação Infantil) objetiva finalizar o curso de formação de Gestores fazendo um grande evento sobre este tema. A problematica foi identificada em todos os Centros do município. A grande maioria das professoras reclamam sobre a indiferença da maioria das famílias em relação a presença no CEI. Informar as familias sobre o desenvolvimento infantil, perceber o CEI como parte da Educação Básica, Relação de amor entre criança familia e cei será o nosso foco.pensamos em algo extremamente agradável e reflexivo
    Precisamos de ajuda.
    Abraços
    Grupo gestor da EI
    Glaucia

    ResponderExcluir

Eu aguardo as sementes que você possa vir a lançar. Depois selecioná-las e plantar.

Novo Piso Salarial 2024

  A luta está em torná-lo  real no holerite dos profissionais